FPE empossa nova diretoria com foco temático e setorial para os próximos dois anos
A Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) realizou, nesta terça-feira (1º), a cerimônia de posse da nova diretoria, que assume a condução dos trabalhos da bancada pelos próximos dois anos. A reestruturação do colegiado tem como destaque a criação de coordenações temáticas e setoriais, com o objetivo de ampliar o engajamento parlamentar em torno das pautas prioritárias e garantir que temas estratégicos sejam conduzidos por deputados e senadores com maior afinidade e expertise.
Sob a presidência do deputado Joaquim Passarinho (PL/PA), a nova chapa conta com parlamentares de diversos partidos e regiões do país. Entre os nomes que compõem a mesa diretora estão o deputado Zé Neto (PT/BA), como vice-presidente; o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), como segundo vice; o senador Esperidião Amin (PP/SC), como líder da FPE no Senado; e o deputado Sidney Leite (PSD/AM), como líder na Câmara.
A diretoria temática foi dividida por áreas estratégicas como Sustentabilidade (senador Jaime Bagattoli), Tributária e Fiscal (deputado Claudio Cajado), Inclusão (deputada Rosangela Moro), Comércio Internacional (senador Sergio Moro), Desenvolvimento Regional (Deputado Kim Kataguiri), Micro e Pequenos Empreendedores (deputado Luiz Gastão), Inovação (deputado Vitor Lippi), Crédito (deputado Mauro Benevides), Relações Trabalhistas (deputado Luiz Carlos Motta), Responsabilidade Social (deputado Diego Garcia), Reforma Administrativa (deputado Pedro Paulo) e Mulher Empreendedora (deputada Soraya Santos).
Já no campo setorial, a coordenação foi distribuída por setores da economia nacional, como Mineração (deputada Greyce Elias), Imobiliário (deputado Bibo Nunes), Comércio (deputada Gisela Simona), Serviços (deputado Jorge Goetten), Agricultura (deputado Alceu Moreira), Saúde (deputado Zacharias Calil), Energia (deputado Danilo Forte), Educação (deputada Adriana Ventura) e Segurança Pública (deputado Júlio Lopes).
A nova estrutura fortalece a atuação da Frente, permitindo que parlamentares com conhecimento técnico e atuação consolidada em determinadas áreas liderem a formulação de propostas e articulações políticas. A expectativa é que, com uma diretoria mais especializada e diversificada, a FPE consiga avançar em projetos fundamentais para o ambiente de negócios, o crescimento econômico e o fortalecimento do empreendedorismo no país.